Resenha: Sejamos todos feministas

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018




"É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo."





Título: Sejamos todos feministas
Páginas: 64
Editora: Companhia das Letras
Lançamento: 2015
Skoob
Compre: Amazon
Classificação: 5/5 + Favoritado





"Sejamos todos feministas" é um ensaio adaptado do discurso da Chimamanda, no TEDxEuston de 2012.

Chimamanda é uma mulher, nigeriana, que adotou o termo feminismo, desde nova. E por isso encarou muitas reprovações pelo seu caminho.

Ela escutava que "feminismo" era para mulheres infelizes, que nunca se casavam, que odiavam homens, e nunca usavam maquiagem, além de serem "antiafricanas"...

Chimamanda resolveu se intitular "feminista feliz, africana que não odeia homens e usa batom e saltos para si mesma e não para agradar os homens".

Através do seu discurso, conhecemos um pouco da experiência dela, e percebemos o quanto ainda temos que lutar pela igualdade de gênero.
E o quanto o feminismo é importante tanto para as mulheres, quanto para os homens e uma sociedade mais harmônica, livre e feliz.

Confesso que há alguns anos atrás, eu torcia o nariz para o feminismo. Mas resolvi quebrar esse tabu, pesquisar e ler mais sobre o tema. Ainda estou engatinhando no conhecimento, mas hoje tenho a convicção de que sou uma feminista e que o mundo precisa conhecer e lutar por esse ideal (todos juntos, mulheres e homens) para conseguirmos viver em uma sociedade equilibrada, com mais respeito e paz.

Pode ser que você nunca tenha sofrido com o machismo (que não é contrário do feminismo! Ok?!), mas talvez sua irmã, esposa, amiga, filha, ou alguma mulher lá do outro lado do país, viva uma repressão por ser mulher. 
Não devemos lutar somente por nós, mas por todas!

Indico essa leitura para todos!!! Finalizei a leitura como coração cheio de força e com vontade de comprar vários exemplares para presentear minhas amigas e amigos! Além de querer ler tudo que a Chimamanda escreve!
Leiam, por favor!!!


Curiosidade: A música "Flawless", da diva Beyoncé, foi inspirada nesse discurso da Chimamanda.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário